art viva 1
art viva2
ONDA NET
Artigo

Ensino Integral melhora escolas públicas, diz pesquisa

Ensino Integral, monitoramento, escuta e diversificar currículo

Ronaldo Magella

Ronaldo MagellaSobre café, livros, filmes e outras coisas pequenas.

22/01/2020 09h49Atualizado há 2 meses
Por: Ronaldo Magella
287

O segredo das melhores escolas públicas: ensino integral, monitorar, escutar e diversificar.

 Ronaldo Magella

A revista Educação, edicação 263, publicou um artigo sobre as melhores escolas públicas do Brasil e quais os seus segredos.

Segundo o texto, quatro características ficam evidentes nas escolas públicas com os maiores IDEB do Brasil.

A primeira característica é o ensino integral, deixar o jovem mais tempo na escola para desenvolver competências e habilidades, tanto sociais, como cognitivas e comportamentais.

A segunda, segundo a pesquisa relatada pela revista, diz respeito ao monitoramento dos níveis de aprendizagem dos alunos, de forma contínua, para acompanhar e intervir de forma rápida quando necessário.  

O terceiro item apontado pelo texto, observados pelos pesquisados, que foram a campo visitar as escolas, diz respeito à escuta qualificada, ou seja, uma maior proximidade com os alunos, uma maior parceria gestão, funcionários e professores juntos aos alunos, acredito, penso, tornando assim a escola um local de maior afeto e convivência agradável, tanto para uns, quanto para outros, a chamada pedagogia da presença.

E por fim, o currículo diversificado, tornando a escola um ambiente mais dinâmico, com vida como escreveu a filósofa e escritora Viviane Mosé, a escola precisa de vida, um escola a onde o aluno pode dançar, cantar, aprender a cozinhar, fazer teatro, dividir experiência, ler um livro, contar história, ser protagonista, ter um projeto de vida, é uma escola mais rica, viva e interessante.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.