ONDA NET
Em Itaporanga

João Azevedo e o secretário Efraim Morais lançam Programa Estadual de Distribuição de Sementes

Ao todo, serão distribuídas com pequenos e médios agricultores 335 toneladas de sementes

07/01/2020 15h14Atualizado há 9 meses
Por: Ronaldo Magella
301

O governador João Azevêdo lança, nesta quarta-feira (8), em Itaporanga, no Sertão paraibano, o Programa Estadual de Distribuição de Sementes Certificadas – Safra 2020. Ao todo, serão distribuídas com pequenos e médios agricultores 335 toneladas de sementes. 

Com recursos do Tesouro Estadual, foram investidos na aquisição das sementes mais de R$ 3,9 milhões, beneficiando 32.870 famílias de agricultores.

O Programa Estadual de Sementes Certificadas atende a todos os municípios paraibanos, obedecendo ao período de plantio de cada região, de acordo com o zoneamento agroclimático publicado por portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O secretário de Estado da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Efraim Morais, ressaltou a importância do programa de distribuição de sementes no fortalecimento da agricultura familiar. “O grande objetivo do Programa Estadual de Distribuição de Sementes é a melhoria da nossa safra 2020. Para isso, esse projeto tem investimentos em torno dos quatro milhões de reais, abrangendo todo o Estado”, disse.

Ainda de acordo com Efraim Morais, já na sexta-feira (10) as regionais da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) do Sertão, Cariri e Curimataú estarão abastecidas com sementes de feijão, milho e sorgo. “Essas são as regiões em que o inverno chegará primeiro, e o Governo já colocou essas sementes à disposição do agricultor paraibano”, comentou.

O Programa – Além de garantir qualidade na safra, o Programa Estadual de Distribuição de Sementes Certificadas – Safra 2020 tem como objetivo aumentar a produção e a renda do agricultor familiar, garantindo segurança alimentar e nutricional das famílias paraibanas.

As sementes têm elevado potencial genético, com cultivares de subsistência e produção de forragens, oferecendo maior resistência contra plantas daninhas, doença e pragas do solo, entre outros benefícios.

Ao todo, serão distribuídas 150 toneladas de milho, 145 toneladas de sementes de feijão e 40 de sorgo. Os investimentos totalizam R$ 3.984.500, beneficiando 32.870 famílias de agricultores em toda a Paraíba. Os recursos são oriundos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (Funcep).

Outras ações – Na mesma solenidade, o governador João Azevêdo ainda entrega a pavimentação de diversas ruas de Itaporanga e de 150 escrituras de unidades habitacionais no bairro Chagas Soares.

À tarde, o chefe do Executivo visita o município de São José do Bonfim, onde, às 15h, entrega a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Lourdes Meira. Às 16h30, no município de São José de Espinharas, participa da solenidade de entrega da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Gomes de Sousa Costa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.