Quarta, 25 de Maio de 2022
22°

Poucas nuvens

Santa Luzia - PB

Eleições Cancelados

Paraíba tem 498 mil eleitores com título cancelado

Eleitores têm até 4 de maio para atualização do documento, que pode ser feita totalmente online.

27/04/2022 às 21h56
Por: Redação Fonte: Jornal da Paraíba
Compartilhe:
Paraíba tem 498 mil eleitores com título cancelado

A Paraíba tem 498 mil eleitores que não estão aptos a votar durante as eleições de 2022. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o estado tem mais de 3,5 milhões de eleitores paraibanos inscritos. Mas, desse número, 3 milhões estão com a situação regularizada. Os números são referentes até a terça-feira (26).Em 2020 a Paraíba tinha 2,9 milhões de eleitores aptos a votar.

Para votar neste ano, os quase meio milhão de eleitores restantes, que estão com título de eleitor cancelado, precisam atualizar o documento. Os eleitores podem consultar a situação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, um assunto que está sendo amplamente discutido é a participação de adolescentes nas eleições deste ano. Por isso, o  TRE-PB informou que até essa quarta-feira (26), o número de jovens entre 15 e 17 anos que tiraram o título de eleitor ultrapassa 66 mil. Até o fim de março, 44 mil jovens nessa faixa etária tiraram o título de eleitor, dessa forma o crescimento desse número em abril representa um aumento de 49%. Para esse público, o voto não é obrigatório.

Prazo para eleitores

O prazo para regularizar o título de eleitor, ou solicitar a primeira via do documento, termina no dia 4 de maio e os eleitores têm até esse dia para ficarem aptos a votar nas Eleições 2022. Os dois procedimentos podem ser feitos pela internet, por meio do sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Justiça Eleitoral tem um vídeo explicando ao público como tirar o título de eleitor para votar nas eleições deste ano.

Além disso, o prazo também é o mesmo para quem precisar fazer a transferência de local de votação ou a atualização de dados pessoais. A data representa o dia do fechamento do cadastro eleitoral, que deve ser encerrado 150 dias antes de cada pleito, conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Portanto, a partir do dia 4 de maio, nenhuma alteração pode ser feita no registro do eleitor. Permite-se apenas a emissão da segunda via do documento.

 

 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Luzia - PB Atualizado às 22h36 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 31°

Qui 32°C 20°C
Sex 33°C 19°C
Sáb 31°C 21°C
Dom 31°C 20°C
Seg 32°C 19°C
Ele1 - Criar site de notícias