Domingo, 16 de Janeiro de 2022
22°

Poucas nuvens

Santa Luzia - PB

Cidades Colunista

Letícia Melo, nova colunista do PVN se apresenta e fala da sua paixão pelo Direito

Toda semana Letícia escreverá sobre temas atuais.

11/01/2022 às 08h47 Atualizada em 11/01/2022 às 08h49
Por: Redação
Compartilhe:
Letícia Melo, nova colunista do PVN se apresenta e fala da sua paixão pelo Direito

Olá, tudo bem?

Me chamo Letícia Melo, sou aluna do curso bacharelado em Direito e atualmente curso o nono período deste.

Esta coluna foi construída com a intenção de partilhar com vocês um pouco do universo pessoal e acadêmico de uma estudante, então, esperem encontrar por aqui conteúdos jurídicos, discussões de temas importantes, crônicas e uma pequena dose de subjetividade.

Espero que esse projeto seja muito rico, que exista de fato uma troca, de você, leitor, para comigo.

Conto com o apoio, com as opiniões e com a participação de vocês dentro deste espaço.

Por que Direito, afinal?

Em primeiro lugar, o curso de Direito é um dos mais cobiçados dentro da grade acadêmica. Isso porque a área, além de ampla, transmite uma ideia de estabilidade e respeito consideráveis.

As oportunidades vão desde a docência até vagas em concursos de tribunais, carreiras policiais, magistratura, advocacia particular, entre muitas outras.

Mas também existem razões mais intrínsecas e subjetivas, como pessoas que se apresentam com uma boa oratória, que sabem se expressar, fazendo bom uso de suas palavras e colocações, em geral persuasivas, e com uma capacidade maior de empatia. Isso é bem trabalhado no decorrer do curso, mas é um diferencial para quem já naturalmente domina.

Desde muito pequena desenvolvi uma personalidade muito incisiva, sempre gostando de expor minhas opiniões e de dar validação a elas, apoiando isto em fatos, no que havia visto ou aprendido até ali, sendo muito incentivada pelas pessoas ao meu redor, que costumavam dizer que um dia eu seria uma “grande doutora”.

A paixão pelo universo jurídico já foi outra história.

Na escola tive uma grande aproximação com disciplinas como sociologia, filosofia, e considerava o estudo da história como algo muito importante e leve. Esse é um ponto de grande destaque, pois no início da minha graduação, enquanto pagávamos disciplinas propedêuticas – ou seja, aquelas “iniciais” -, acabei por conhecer muitos alunos que optaram pelo estudo do Direito por imaginar que pegaríamos na letra da lei e discutiríamos sobre casos e mais casos ainda no começo, o que não ocorre.

É um desafio passar pelo primeiro ano de faculdade, por isso alerto aqueles que têm pretensão por este curso, de que não adianta invariavelmente vocês estarão presos a livros e doutrinas extensas, é preciso gostar de ler; Será necessário também entender contextos históricos, chegar à raiz de problemas sociais, estudar o pensamento dos pré socráticos e até um pouco das teorias antropológicas do homem.

E esse era um desejo cada vez mais latente em mim.

O início do curso, apesar de ter marcado uma grande quebra na minha turma, envolvendo transferências e desistências, foi alimento para o meu amor pela profissão, pois eu sabia desde o início que era aquilo ali que eu queria, nunca houve uma segunda opção.

Então, é isto. Indico o curso de Direito a todos que pretendem trabalhar com sua retórica, compreender mais seus direitos e gostar de estudar.

Agora que você já sabe por que escolher Direito o próximo grande passo é escolher sua faculdade, e a dica que dou nesse aspecto é procurar uma instituição que organize a grade de forma que otimize seus estudos, colocando disciplinas como ética mais próximas do exame de ordem (OAB), o que facilita muito as coisas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Letícia Melo
Letícia Melo
Sobre Acadêmica de Direito, escritora.
Santa Luzia - PB Atualizado às 06h25 - Fonte: ClimaTempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

Seg 34°C 23°C
Ter 33°C 22°C
Qua 34°C 22°C
Qui 35°C 22°C
Sex 34°C 21°C
Ele1 - Criar site de notícias