Domingo, 16 de Janeiro de 2022
23°

Poucas nuvens

Santa Luzia - PB

Cidades Pandemia

Teixeira começa o ano com quase 130 casos ativos de Covid-19

Prefeitura emitiu nota de esclarecimento.

06/01/2022 às 16h04
Por: Redação Fonte: Paraibaonline
Compartilhe:
Teixeira começa o ano com quase 130 casos ativos de Covid-19

Seguindo com o acompanhamento dos casos de Covid-19 em Teixeira, na Região Metropolitana de Patos, o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, 5 de janeiro, pela Secretaria Municipal de Saúde, informa que 23 pessoas foram infectadas pela Covid-19 desde a última atualização. Além disso, outras 9 pessoas estão sob suspeita e 128 pessoas em tratamento domiciliar.

 

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a cidade de Teixeira registrou o total de 1.200 pessoas infectadas pelo vírus. Desses números, 43 pessoas foram a óbito e 1.029 estão recuperadas. Até o momento, 7.816 notificações já foram descartadas.

Em nota divulgada a imprensa, a Prefeitura Municipal de Teixeira esclarece o cenário epidemiológico que vive o município. Confira:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Prefeitura de Teixeira, através da Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica, vem a público expor a verdade acerca dos fatos narrados por páginas de conteúdo jornalístico na região, no tocante ao atual cenário epidemiológico no município.

 

É bem verdade e de conhecimento público, as inúmeras ações que o Governo Municipal vem desenvolvendo desde janeiro de 2021, no enfrentamento a COVID-19, Como a distribuição de milhares de kits de prevenção à doença, mutirões de testagem, implantação de teste do tipo SWAB, restruturação do Centro de Atendimento a COVID, disponibilização de ambulância exclusiva e médico especialista para acompanhamento dos pacientes, bem como de assistente social e psicólogo, para assistir os pacientes, durante o tratamento e no pós-covid, isso além das diversas ações encabeçadas pela força tarefa da Vigilância em Saúde e das várias medidas adotadas por meio de decretos municipais. Também é sabido o empenho de toda equipe de vacinação, que inclusive foi premiada a nível estadual, por ser destaque no processo de imunização. Tais esforços somados aos mais de 2 milhões de reais, investidos a mais do que o previsto pelo piso na saúde e, a cooperação dos munícipes, Teixeira zera o número de casos ativos já no mês de setembro, de 2021.

 

Entretanto as ações não pararam e os avanços no enfrentamento a pandemia demonstrados nos indicadores, revelaram um cenário de otimismo, o que, com base em orientações científicas de especialistas, possibilitou a flexibilização de algumas medidas, visando conciliar as restrições com a necessidade de sobrevivência do comércio local.

Chegado o mês de dezembro, de 2021, com os casos ativos e suspeitos, praticamente zerados no município, em consonância com o Decreto N°42.088/2021, do Governo do Estado e ainda considerando o cenário epidemiológico local e regional, naquela ocasião, foi adotada a flexibilização de algumas medidas, mantendo, como em outras situações, o alinhamento com as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado da Paraíba. Todavia as flexibilizações adotadas previam uma série de critérios, como a apresentação de testagem negativa para COVID-19, bem como do cartão de vacinação, contendo o registro de dose contra o coronavírus, além da disponibilização de álcool 70%, aferição de temperatura, dentre outras medidas de biossegurança.

 

Contudo, desde os primeiros registros de casos ativos, desse novo surto da doença, a gestão municipal, cumprindo determinação do Prefeito, Wenceslau Marques, tem se mobilizado e atuado na execução de novas estratégias, elaboradas pelo Comitê Gestor, liderado pela médica pneumologista e professora do curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Dra. Alenita de Oliveira, conhecida por “Dra. Anelita”, como a testagem em estabelecimentos no município, monitoramento e acompanhamento de infectados e seus contatos, desinfecção de pontos específicos, dentre outras. São ações que visam, tão logo, conter o surto da doença, contando claro! Com o apoio e cooperação de toda população na manutenção das medidas de biossegurança, que protegem do contágio pela COVID-19 e outros vírus, como a Influenza, afim de que brevemente se possa restabelecer a perspectiva otimista sobre um futuro livre da pandemia.

 

Sem mais, contando com a compreensão, me disponho para esclarecimentos, sempre que pertinente.

 

THAYS DE SOUZA NUNES FRAGOSO

 

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Luzia - PB Atualizado às 07h26 - Fonte: ClimaTempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

Seg 34°C 23°C
Ter 33°C 22°C
Qua 34°C 22°C
Qui 35°C 22°C
Sex 34°C 21°C
Ele1 - Criar site de notícias