Domingo, 28 de Novembro de 2021
36°

Poucas nuvens

Santa Luzia - PB

Brasil DNOCS

DNOCS completa 112 anos de existência

Durante 112 anos de atuação tem deixado marcas de progresso e evitando o êxodo rural

21/10/2021 às 09h09
Por: Redação Fonte: Ascom
Compartilhe:
DNOCS completa 112 anos de existência

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o mais antigo órgão da administração pública atuando no nordeste brasileiro, foi fundado no dia 21 de outubro de 1909, como Inspectoria de Obras Contra as Secas – IOCS, pelo Presidente Nilo Peçanha, e em 1919, alterado para Inspectoria Federal de Obras Contra as Secas – IFOCS, recebendo seu nome atual em 1945. Transformou-se em Autarquia Federal através da Lei nº 4.229, de 01 de junho de 1963.

A atuação do DNOCS, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) abrange nove Estados, compreendendo uma Administração Central (sede da Direção Geral e das Diretorias, em Fortaleza), 9 Coordenadorias Estaduais, 12 Estações de Piscicultura, um Centro de Pesquisas, vinte e duas Unidades de Campo organizadas por Bacias Hidrográficas e um Escritório em Brasília.

De acordo com a legislação atual, o DNOCS tem por finalidade básica executar a política do Governo Federal no que se refere a implementação dos objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos relativos à execução de obras públicas de captação, acumulação, condução, distribuição, proteção e utilização de recursos hídricos, o beneficiamento de áreas através da irrigação, a promoção da aquicultura e a recuperação de áreas degradadas. 

As realizações do DNOCS no semiárido nordestino e norte de Minas Gerais podem ser divididas em dois vetores. Um deles se alicerça em obras estruturantes, a exemplo de barragens de grande porte, projetos de irrigação que beneficiam um enorme contingente, adutoras que transportam água para atender milhões de pessoas, centro de pesquisas e estações de piscicultura que possibilitam a oferta de alimentos a preços populares. 

O outro vetor atende a uma malha formada por inúmeros municípios, via obras localizadas como grandes, médios e pequenos açudes, passagens molhadas, perfuração de poços, trazendo benefícios para as localidades menores.

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas ao longo dos 112 anos de atuação tem deixado marcas de progresso e evitando o êxodo rural.  Tem maturidade e conhecimento para oferecer as respostas que a sociedade requer aos grandes desafios da sustentabilidade hídrica.  E é exatamente neste momento de transformações e grandes desafios que o Governo Federal inicia a Jornada das Águas que você vai acompanhar durante toda esta semana. 

Também  de 18 a 21 deste mês vamos mostrar detalhes das ações do DNOCS, considerado uma verdadeira “Universidade do Campo” e “ a maior reserva hídrica do país”, inclusive com uma programação  especial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias