ONDA NET
art viva 1
art viva2
Projeto futuro

Efraim Filho pode disputar senado em 2022

Cenário favorável

26/11/2019 11h47
Por: Ronaldo Magella
16

O deputado federal Efraim Filho (DEM), coordenador da bancada da Paraíba no Congresso, está sendo admitido em círculos políticos como alternativa para compor chapa majoritária estadual nas eleições de 2022, possivelmente concorrendo à única vaga de senador que estará em jogo, pelo esquema liderado pelo governador João Azevêdo (ainda no PSB). Um dos expoentes do Democratas (DEM), Efraim tem se empenhado numa ofensiva de filiações ao partido com vistas ao seu fortalecimento no pleito do próximo ano. A ofensiva consiste em atrair prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças municipais em fase de projeção, mas se dirige, também, a parlamentares estaduais e federais com mandato.

Efraim Filho, juntamente com o pai, o ex-senador Efraim Morais, atual secretário do governo Azevêdo, comandou há poucos meses um evento expressivo na cidade de Cabedelo, para receber as adesões do prefeito Vítor Hugo Castelliano e de prefeitos de outras cidades do litoral e na ocasião anunciou que o trabalho de aglutinação de quadros iria ter continuidade. O evento em Cabedelo atraiu lideranças nacionais do Democratas, como o prefeito de Salvador, ACM Neto, com quem Efraim mantém relações de cordialidade. O deputado paraibano explicou a importância estratégica da presença de ACM Neto pelo fato de que ele realiza uma gestão modelar na capital da Bahia e, portanto, tem informações valiosas a transmitir aos gestores paraibanos sobre algumas das experiências exitosas.

A estratégia em discussão no Democratas da Paraíba é focada no retorno da legenda a tempos áureos na conjuntura política estadual em que atuou como divisor de águas ou espécie de fiel da balança de eleições majoritárias, além de ser coadjuvante em chapas majoritárias, a exemplo da inclusão do ex-deputado estadual José Lacerda Neto como candidato a vice na chapa de Cássio Cunha Lima (PSDB) em 2006. No plano nacional, Efraim Filho tem dito que o sucedâneo do PFL não poderia estar em melhor situação, referindo-se ao fato de que o partido detém a presidência do Senado, com Davi Alcolumbre, de Santa Catarina, e a presidência da Câmara com Rodrigo Maia, do Rio de Janeiro. Ambos foram decisivos para encaminhar e acelerar as votações do projeto de reforma da Previdência de iniciativa do governo do presidente Jair Bolsonaro.

No que diz respeito à atuação parlamentar propriamente dita, o deputado Efraim Filho tem chamado a atenção pela desenvoltura com que redobrou a sua atuação e pela forma incansável com que batalha a liberação de recursos para o Estado e para municípios situados em regiões específicas, para investimentos em obras de vulto como hospitais de alta e média complexidade. A atuação de Efraim tem sido elogiada pelo governador João Azevêdo, pela condução “serena, equilibrada” das discussões e, igualmente, por deputados federais e senadores, que destacam a postura democrática do parlamentar pelo Vale do Sabugy nas reuniões decisivas da bancada.

O nome de Efraim Filho também tem circulado, a dados de hoje, como opção para disputar a prefeitura de João Pessoa no próximo ano e ele se diz lisonjeado, mas adverte que há outros nomes de expressão que podem representar muito bem as cores da legenda na disputa que se avizinha. Para ele, o partido largará com condições de competividade na disputa municipal, devendo sair das eleições de 2020 com um saldo apreciável de prefeitos eleitos, bem como vice-prefeitos e vereadores. Outra preocupação anunciada pelo parlamentar é a de investir no lançamento de candidaturas de mulheres a cargos eletivos no próximo ano.

Polêmica Paraíba

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários