Sexta, 18 de Junho de 2021
83 9.93126892
Saúde Grupos vacinados

São Mamede inicia Vacinação de Professores do Ensino Básico

s primeiros a receberem a dose “de esperança” – assim vêm sendo chamado o ato de vacinar – foram os professores e funcionários da creche Delano Wanderleia/Lúcia de Fátima.

08/06/2021 15h36
138
Por: Redação Fonte: Ascoim
São Mamede inicia Vacinação de Professores do Ensino Básico

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Mamede-PB começou, na quinta-feira (3/6), mais uma etapa da vacinação da covid, dessa vez abrangendo professores da Educação Básica. Os primeiros a receberem a dose “de esperança” – assim vêm sendo chamado o ato de vacinar – foram os professores e funcionários da creche Delano Wanderleia/Lúcia de Fátima.

Nesse mesmo dia, a secretaria deu continuidade à vacinação de pessoas a partir de 18 anos com comorbidades, com deficiência permanente, beneficiários do BPC e obesos com índice de massa corporal (IMC) acima de 40.

No sábado, o esquema vacinal ganhou um reforço de modo que professores de mais duas escolas municipais também receberam a dose, a saber, da escola Francisco Pergentino e da Lúcia de Fátima. Além de outras pessoas dos grupos prioritários descritos anteriormente.  

A ideia de incluir a Educação nessa etapa é justamente uma preparação à retomada gradual das aulas presenciais, ou híbridas na rede municipal e estadual de ensino. Espera-se para este retorno o plano de flexibilização do Governo do Estado e do Município. 

Nesta segunda-feira (7/6), a vacinação segue avançando, mas agora para o público sem comorbidades em idade a partir de 59 anos. Em destaque, segue os nomes dos grupos prioritários vacinados até agora:

- Idosos a partir de 60 anos;
- Trabalhadores da saúde pública e da rede privada;
- Pessoas entre 18 e 59 anos com comorbidades, 
- Com deficiência permanente;
- Beneficiários do BPC;
- Obesos com IMC acima de 40;
- Profissionais da Educação do Ensino Básico;
- Pessoas com 59 anos, sem comorbidades.

São três as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde: CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech. Importante lembrar que o espaçamento entre a primeira dose e segunda varia para cada imunizante, confira.

CoronaVac – de 28 a 30 dias;
AstraZeneca – de 90 a 120 dias;
Pfizer – de 90 a 120 dias.

Nessas últimas ações, a secretaria utilizou vacinas da AstraZeneca e da Pfizer. As doses foram aplicadas na mais nova unidade básica de saúde do município, a UBS IV, que fica localizada no bairro Mizael de Oliveira.

Em suma, São Mamede imunizou até agora um total geral de 3.544 pessoas, dentre elas, 2.399 com a primeira dose e 1.145 com a segunda dose. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Mamede - PB

São Mamede - Paraíba

Sobre o município
Notícias de São Mamede - PB
Ele1 - Criar site de notícias