Terça, 13 de Abril de 2021
83 9.93126892
Brasil Suspenso

IBGE suspende concurso por falta de verba

Com a suspensão, as provas programadas no edital para 18 e 25 de abril não devem ser realizadas.

06/04/2021 15h54
112
Por: Sidney Silva Fonte: UOL
IBGE suspende concurso por falta de verba

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) suspendeu as provas do concurso para recenseadores e agentes censitários que trabalhariam no Censo 2021. O processo seletivo já estava com fase de inscrição encerrada para 204.307 vagas temporárias distribuídas em 5.297 municípios em todos os estados do país.

Com a suspensão, as provas programadas no edital para 18 e 25 de abril não devem ser realizadas.

A decisão de suspender as provas foi tomada, segundo o IBGE, devido ao corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano.

O IBGE declarou que o processo seletivo não foi cancelado e informou que avaliará um novo planejamento junto com o Cebraspe (empresa organizadora do concurso). Segundo o IBGE, a aplicação das provas depende de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico.

O Censo é o principal estudo sobre a população brasileira e é feito a cada dez anos. O processo seletivo era esperado para o ano passado e chegou a ser aberto, mas foi adiado para este ano por causa da pandemia do coronavírus.

Questionado sobre o que acontece com quem havia pago a taxa de inscrição para o concurso, o IBGE respondeu que "a aplicação das provas do PSS do Censo foi suspensa, isto é, adiada, mas sem nova data prevista

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias