Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
83 9.93126892
Cidades CRAS

São Mamede realizou “Carnaval Itinerante” para os Idosos do Cras

A ideia era levar alegria carnavalesca para os idosos entregando-lhes um potinho de filhós com mel, mas, a ação ganhou uma dimensão ainda maior e foi um grande sucesso

15/02/2021 07h31
170
Por: Sidney Silva Fonte: Ascom
 São Mamede realizou “Carnaval Itinerante” para os Idosos do Cras

A secretaria municipal de desenvolvimento social e humano (SMDSH) de São Mamede-PB realizou o primeiro ‘Carnaval Social Itinerante’ voltado para o grupo de idosos ‘Saber Viver” do Cras. O grupo é formado por cerca de 60 idosos que recebem assistência por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV).

A ideia era levar alegria carnavalesca para os idosos entregando-lhes um potinho de filhós com mel, mas, a ação ganhou uma dimensão ainda maior e foi um grande sucesso. Nas ruas, além de um mini-trio com músicas carnavalescas, haviam crianças enfeitadas, jovens, adultos e os familiares dos idosos que também aguardavam para ver o "bloco" passar.

O evento foi transmitido ao vivo (live) pelo Facebook da Prefeitura: @prefeituradesaomamede, a live atingiu alcançou mais de 7.800 visualizações, além de 87 compartilhamentos e 159 comentários.

Para essa ação, a secretaria contou com o apoio do setor da cultura e artes, bem como das diretorias de comunicação e de transporte. Inclusive, a diretoria de transporte acompanhou todo o percurso do ‘bloco’ com alguns dos novos veículos adquiridos com recursos próprios do Município.

FROTA MUNICIPAL

Essa foi uma oportunidade de a diretoria apresentar parte da frota municipal que atende às demandas das secretarias e estar a serviço da população em geral. Atualmente o município possui mais de 50 veículos, dentre esses, 34 foram adquiridos nos últimos quatro anos da primeira Gestão Umberto Jefferson.

FILHÓS

É uma especialidade gastronômica portuguesa, mas tornou-se comum no Nordeste brasileiro, em especial nas regiões do interior e do Seridó/Sertão. Por aqui, são feitos com farinha de milho, de trigo, ovos e sal; parece um bolinho de chuva servido com mel de rapadura.

Pela tradição, são produzidos para o domingo de entrude, como é chamado o domingo de carnaval. Só que nessa região, nos últimos dez anos, tornou-se comum encontrar os potinhos de filhós nas prateleiras das padarias e bodegas junto com as bolachas “peteca”, broas, e isso em qualquer época do ano.  

SMDSH – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Humano

Desde o dia 4 de janeiro de 2021, a SMDSH está sob o comando da secretária Otanilde Trindade de Morais Lima (Niúda Morais), que vem dando continuidade ao trabalho de assistência ao público-alvo dos idosos, crianças e adolescentes, além das gestantes e do público do bolsa família, do criança feliz e das três cozinhas comunitárias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias