Quarta, 04 de Agosto de 2021
83 9.93126892
Brasil Tema do ENEM 2021

O papel das políticas públicas voltadas para a Saúde Mental, nova Coluna de Thamires Duda

Alguns preconceitos e tabus ainda são muito presentes no dia a dia de quem enfrenta a dificuldade em relação à saúde mental.

18/01/2021 13h42
597
Por: Ronaldo Magella
O papel das políticas públicas voltadas para a Saúde Mental, nova Coluna de Thamires Duda

Ontem o Enem nos surpreendeu com um tema muito atual e que se encontra no cotidiano da maioria dos brasileiros, afinal a saúde mental é um importante fator para sabermos lidar com emoções negativas, positiva, interação individual e coletiva.

 Alguns preconceitos e tabus ainda são muito presentes no dia a dia de quem enfrenta a dificuldade em relação à saúde mental.

 Familiares e amigos por não terem clareza ou conhecimento sobre o assunto acabam tratando quem convive com o problema com incompreensão, sinal de fraqueza ou até mesmo falta de caráter.

 Devido ao problema que estamos enfrentando, os casos de saúde mental cresceram ainda mais, ou seja, uma reorganização dos serviços voltados ao problema seria uma grande oportunidade para construir um sistema de saúde mental ainda mais adequado com certa urgência.

 Viabilizar mais verba para toda a assistência necessária, por exemplo, através da capacitação dos profissionais de saúde, adequar esses serviços para mais próximo da população (escolas), divulgar e estimular os meios de comunicação a desmistificar conceitos e tabus sobre as doenças mentais seria alguns modos de propagar a compreensão da importância de se ter uma boa saúde e mental e de mostrar que todos estão propicio a esse problema se não nos cuidarmos de forma adequada.

 Entretanto o atual governo visa um retrocesso em algo que vinha atuando em combater este problema que atinge todo o país, o governo pretende revogar em media 100 portarias sobre saúde mental que vão atingir diversos programas do sistema único de saúde (SUS), o centro de atenção psicossocial (CAPS) será uns dos primeiros a ser afetado , indo em contramão a uma luta que estamos travando em meio a um crise na saúde publica. Que possamos compreender a importância da saúde mental e exigir daqueles que nos representam um posição em favor de toda a população

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Thamires Duda
Sobre Thamires Duda
Ele1 - Criar site de notícias