Segunda, 18 de Outubro de 2021
23°

Poucas nuvens

Santa Luzia - PB

Eleições Eleições 2020

Paraíba tem quatro prefeitos que podem não tomar posse

No país são 96 no total.

03/12/2020 às 18h38
Por: Ronaldo Magella Fonte: pbagora
Compartilhe:
Paraíba tem quatro prefeitos que podem não tomar posse

Apesar das eleições municipais terem chegado ao fim, na Paraíba ainda pode haver uma reviravolta e quatro municípios estão na corda bamba quanto a posse, ou não, dos gestores que foram escolhidos através das urnas.

Isso porque os políticos que venceram a disputa tiveram o registro indeferido pela Justiça Eleitoral e, portanto, se até lá não tiverem uma decisão favorável às suas candidaturas, não poderão tomar posse no dia 1º de janeiro.

No jargão jurídico, eles são chamados de candidatos “sub judice”, como aponta reportagem de O Globo.

As cidades paraibanas que ainda não sabem ao certo por quem vão ser comandadas a partir de 2021 são Princesa Isabel, Gado Bravo, Cachoeira dos Índios e Dona Inês.

Em Princesa, o atual prefeito Ricardo Pereira (Cidadania) foi reeleito com 6.301 votos (53,60%), porém a sua candidatura ainda está indeferida com recurso no TSE.

Mesmo caso ocorre em Gado Bravo onde o candidato Evandro Araújo (Cidadania), venceu com 2.783 votos (48,36%), mas pode não tomar posse.

No mesmo dilema está o vencedor da eleição em Cachoeira dos Índios, Allan Seixas (PSB), que obteve 52,26% (3.150) dos votos válidos mas está com a posse em xeque até segunda ordem no TSE.

Além dessas cidades, no município de Dona Inês o TRE-PB também indeferiu a candidatura de Antônio Justino (PSD), prefeito eleito no município. A decisão ocorreu após o pleito do dia 15 de novembro.

Ainda conforme a reportagem de O Globo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já anunciou que vai priorizar o julgamento dos recursos desses candidatos já que este ano os prazos estão mais apertados, em razão da pandemia, que adiou a realização do pleito de outubro para novembro. Caso o recurso seja rejeitado, é preciso realizar novas eleições nos municípios. Isso deve ser feito só no ano que vem. Mas, se o recurso for deferido, o vencedor tomará posse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias