ONDA NET
Festa de Santa Luzia

Festa da padroeira Santa Luzia passará por mudanças na programação deste ano

Não haverá carreata de abertura e nem a tradicional procissão este ano

21/11/2020 00h04Atualizado há 2 semanas
Por: Sidney Silva
476

Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta feira (20) o Padre Elias Ramalho da Paróquia de Santa Luzia, e  a comissão da festa explicaram detalhadamente como será a festa da padroeira este ano, segundo o pároco, a festa passou por algumas mudanças devido a pandemia do novo coronavírus.

Este ano não haverá a tradicional carreata de abertura com a imagem de Santa Luzia percorrendo as principais ruas, para evitar aglomerações.

A igreja decidiu durante todo o dia 4 de dezembro a partir das 8hs as 12h e das 14 as 17hs  priorizar um espaço na frente da igreja matriz para proferir bênçãos direcionadas aos ciclistas, motoristas, moto taxisitas e motociclistas e todos os responsáveis da noite  de abertura da festa.

Para participar das novenas e da missa do dia 13 não será mais preciso agendar na secretaria da paróquia, a comissão  decidiu abrir a parte superior da igreja, e ao completar a capacidade de 30% dos fieis nos dois espaços internos, o restante das pessoas serão direcionadas para parte externa da igreja, onde terá uma estrutura com 200 cadeiras e um telão para que todos possam acompanhar as celebrações.

Ainda na parte litúrgica da festa, esse ano não será permitido os batizados no dia 13 de dezembro, devido todos os anos a celebração do batismo ter um comparecimento muito expressivo de crianças e jovens, o padre decidiu que os batizados sejam realizados em uma outra data programada. 

Outra mudança é que este ano a tradicional procissão de Santa Luzia também não acontecerá, haverá a missa das 6h e  a missa Solene das 10h de forma online. Apos a missa Solene haverá o beijo da Santa. 

As 17h haverá a missa de encerramento na parte interna da igreja, finalizando com o descerramento das bandeiras e show pirotécnico em diversos pontos da cidade.

Parte Social

A parte social esta praticamente quase definida, haverá quermesse no sistema Drive Thru, as pessoas podem adquirir seu lanche, comprando a ficha no lado direito da praça passando pela as barracas e em seguida se dirigem ao outro lado para receber o seu lanche, deixando o trânsito  livre para que outros possam participar.

Com relação aos shows deste ano será no formato de  lives, nos dias 4, 5 e 6  e no outro fim de semana ,11 12 e 13, o dia 12 a loja Carolina Presentes vai reverter todas as doações para a festa da padroeira. Entre os artistas estarão, Neguinho Show, Kalifa Cabral, Urano Show Baile,  Ministério de música Nova Unção e a apresentação cultural do Oratório de Santa Luzia com a Companhia de teatro  Encantus de Santa Luzia. 

O leilão da festa acontecerá de forma presencial no centro pastoral no dia 13 a partir das 13h, com horário um pouco estendido este ano devido a não realização da procissão.

As pessoas que quiserem doar devem procurar a secretaria da paróquia ou a comissão da festa para fazer as doações dos "olhos vivos de Santa Luzia". As doações podem ser feitas pelo o Whats app da paróquia (83) 3461 2741. O beijo da Santa acontece no dia 13 após a missa solene.

A partir do dia 5 de dezembro das 8 as 11h terá início a distribuição das relíquias de Santa Luzia (distribuição das fitas)  o tradicional beijo da santa que accontece todos os anos. As promessas no dia da festa principalmente com a presença das pessoas do grupo de risco não serão permitida, padre Elias reforçou para que essas pessoas fiquem em casa.

Durante as celebrações, a igreja vai seguir todos os protocolos sanitários publicados no Diário Oficial do Estado, para oferecer mais segurança aos fieis que deverão participar da festa de Santa Luzia. Toda a programação será transmitida ao vivo nos canais da Pascom Santa Luzia, no youtube Paróquia Santa Luzia PB e facebook Pascom Santa Luzia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.