ONDA NET
Vacinação

Começou a vacinação contra a poliomielite e febre amarela

Grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos. Já a multivanicação é para as crianças e adolescentes menores de 15 anos

05/10/2020 07h41
Por: Redação
Fonte: Portal Correio
123

A Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite começa nesta segunda-feira (5). A finalidade é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças.

A novidade é a inclusão da vacina contra a febre amarela no calendário. Agora, todos os estados do Nordeste terão essa vacina à disposição da população, mesmo sem ser uma região endêmica. A inclusão da vacina foi aprovada na Comissão Intergestores Bipartite. A meta agora é vacinar todas as crianças de 9 meses a menores de 5 anos em todo o estado da Paraíba. A avaliação da cobertura vacinal tem meta de atingir 95%.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, o grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade.

Já para multivanicação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Ela explica que serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

A chefe do Núcleo de Imunização pontua que a sugestão da SES é que os municípios realizem a multivacinação por agendamento dos agentes comunitários de saúde de cada microárea, evitando a aglomeração. A Secretaria também orienta fazer parceria com escolas, ginásios e associações para evitar um número alto de pessoas nos Postos de Saúde.

Sobre as metas, a da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é de vacinar 95% do grupo alvo de forma indiscriminada. Já a da Multivacinação, a meta é atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com as recomendações.

Isiane Queiroga destaca que este ano o Dia “D” irá acontecer no sábado, 17 de outubro. Porém, devido à pandemia do novo coronavírus, a estratégia será diferente, sem a mobilização que ocorre todo ano. “O Dia D vai existir para que os pais que trabalham durante a semana possam levar os filhos para vacinar no sábado. Todos os 1.523 pontos de vacinação estarão abertos nesse dia, sem mobilização”, pontua.

A Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite será realizada até o dia 30 de outubro.

Febre amarela

Febre Amarela é uma doença infecciosa aguda, febril, de etiologia viral, que ocorre essencialmente nas áreas tropicais da América do Sul e África subsaariana, apresentando alta letalidade que varia de 20-50% nas formas graves. A doença pode ser prevenida por uma vacina de vírus vivo e atenuado, preparada a partir da linhagem 17DD, que induz soroconversão em mais de 95% dos indivíduos vacinados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.