ONDA NET
Paraíba

Profissionais de saúde e segurança devem ser os primeiros a tomar a vacina contra covid-19 na Paraíba

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o Projeto de Lei que estabelece uma ordem prioritária para a imunização.

22/09/2020 14h26Atualizado há 1 mês
Por: Ronaldo Magella
Fonte: Clickpb
95

Profissionais de saúde e segurança devem ser os primeiros a tomar a vacina contra covid-19 na Paraíba quando ela estiver disponível. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou por unanimidade, durante reunião da Comissão realizada nesta terça-feira (22), o Projeto de Lei 2.111/2020, que estabelece uma ordem prioritária para a imunização contra a doença, quando a vacina for criada e liberada à população.

Segundo o texto de autoria do deputado João Gonçalves, a vacinação contra a covid-19 deverá obedecer a seguinte ordem de prioridades: os profissionais essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública (Saúde e segurança) deverão ser vacinados primeiro, seguidos pelas pessoas com idade acima de 60 anos. Na sequência, será a vez das pessoas com cardiopatias, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma, ou outra doença que, conforme o Ministério da Saúde, o enquadre em um grupo de risco para COVID-19. Logo após, terão prioridades os professores e e profissionais de apoio de escolas públicas e privadas, jornalistas e a população em geral. 

“Diante do atual cenário de pandemia decretado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 11 de março de 2020 em virtude da covid-19, observa-se a necessidade de um planejamento estratégico por parte dos Estados para a distribuição da vacinação contra a doença”, justificou João Gonçalves.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.