ONDA NET
Processo seletivo

IFPB prepara editais de processos seletivos próprios para 2.655 vagas em cursos

O Processo Seletivo de Cursos Superiores do IFPB vai acontecer nas próximas semanas.

06/09/2020 22h52
Por: Redação
134

O lançamento dos editais do Processo Seletivo de Cursos Técnicos Subsequentes e o Processo Seletivo de Cursos Superiores do IFPB vai acontecer nas próximas semanas. Segundo o Pró-Reitor de Ensino Substituto, Geísio Vieira, 1.570 vagas serão ofertadas no PSCS (cursos superiores) e 1.085 vagas no PSCT Subsequente.

Os detalhes foram apresentados aos gestores na 33ª reunião do Colégio de Dirigentes, realizada na última sexta-feira (4), a qual tratou também sobre o andamento das chamadas do Programa Nacional de Alimentação Escolar, auxílio inclusão digital para compra de equipamentos, contratação de professores substitutos e orçamento da Rede Federal.

Com a chegada da pandemia e a necessidade de distanciamento social, o formato tradicional de seleção de estudantes utilizado pelo IFPB teve que ser repensado. A partir dessa perspectiva, a Compec juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino e a Diretoria de Tecnologia da Informação formatou e adequou o sistema para que todas as etapas da seleção sejam feitas de forma virtual.

“Todo o processo ocorrerá de forma online, desde a inscrição às matrículas. Será um grande desafio e precisamos do envolvimento de todos”, afirmou o Pró-Reitor de Ensino Substituto, Geísio Vieira.

O Coordenador da Comissão de Concursos Públicos, Simão Pedro Viana da Silva ressaltou que o edital do PSCT será lançado no dia 09 de setembro e o edital do PSCS, no dia 16. “Fizemos um trabalho de adequação dos editais para que tudo seja realizado de forma virtual”, disse o Coordenador da Compec.

O Diretor de Tecnologia da Informação, Fábio Albuquerque, comentou que foram realizadas melhorias no sistema que já é utilizado comumente nas seleções. “Realizamos alterações na estrutura do sistema do PSCT e do PSCS para comportar os polos do curso de letras e também para permitir a escolha de segunda opção de cursos, dentre outras modificações”, informou Fábio. As matrículas e as opções de cotas também serão automatizadas.

O Reitor Nicácio Lopes comentou sobre a necessidade de modificação e adequação do planejamento do IFPB fixado no início do ano em face da pandemia. “Se não tivesse acontecido a pandemia muitas ações estariam dentro do seu curso normal, mas a conjuntura determinou essa mudança estrutural no nosso planejamento, dentre elas a realização dos nossos processos seletivos de estudantes”, assinalou o Reitor, ressaltando a importância dos processos seletivos para permitir que a sociedade tenha acesso a uma educação pública de qualidade.

O processo seletivo de contratação de professores substitutos, assim como os de seleção de estudantes, também serão retomados e realizados de forma virtual. Foi agendada reunião com os campi que solicitaram vagas de professores para a próxima semana.

Durante a reunião do Codir foi apresentado um balanço da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cujos campi receberão a descentralização do recurso para executar o empenho das cestas básicas. Também foi discutido sobre a concessão do auxílio inclusão digital para a compra de equipamentos e sobre o Programa Alunos Conectados do governo federal.

Por fim, o Reitor Nicácio apresentou um relato sobre a audiência do Conif com o Ministro da Educação Milton Ribeiro e as articulações realizadas entre a Rede Federal e o Congresso Nacional para a melhoria do orçamento das Instituições. “Cada reitor deve dialogar com os seus representantes parlamentares para que eles tentem diminuir esse grave prejuízo que é o nosso corte orçamentário previsto no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias”, apontou Nicácio.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.