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Como está organizada a BNCC, confira a nova coluna de Patrícia Nóbrega

Você sabe como a BNCC está estruturada em cada etapa de ensino?

Patrícia Nóbrega

Patrícia NóbregaFoco na aprendizagem, falando de Educação, Ensino e Aprendizagem.

31/08/2020 13h58Atualizado há 3 meses
Por: Ronaldo Magella
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COMO A BNCC ESTÁ ORGANIZADA?

           

            A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – das etapas de ensino Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais foi homologada em 2017 e passou a constituir a Política Nacional da Educação Básica como um parâmetro nacional para a elaboração dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

            Você sabe como a BNCC está estruturada em cada etapa de ensino? Se você respondeu que não, então, peço atenção para as informações que serão dispostas a seguir de uma forma bem resumida, principalmente se for um Profissional da Educação, tendo em vista que necessitamos com urgência apoderar-se deste conhecimento.

Antes, preciso pontuar que a BNCC está orientada por 10 Competências Gerais que asseguram aos estudantes os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

A sistematização da Educação Infantil compreende:

·         Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se;

·         Cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver: “o eu, o outro e o nós”; “corpo, gestos e movimentos”; “traços, sons, cores e formas”; “escuta, fala, pensamento e imaginação”; “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”;

·         E os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que são organizados por faixa etária (bebês, crianças muito pequenas e crianças pequenas) para cada campo de experiência.

Já o Ensino Fundamental está organizado da seguinte forma:

·         Cinco áreas do conhecimento, conforme definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. Cada área tem as suas competências específicas;

·         Nove componentes curriculares distribuídos em cada área do conhecimento: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física (Linguagens); Matemática (Matemática); Ciências (Ciências da Natureza); História e Geografia (Ciências Humanas); Ensino Religioso (Ensino Religioso). Cada componente tem a suas competências específicas;

·         As unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares;

·         Os objetos de conhecimento referem-se a conteúdos, conceitos e processos mobilizados em diferentes habilidades, relativos a cada unidade temática;

·         As habilidades expressam as aprendizagens fundamentais relativas aos objetos de conhecimento que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.

A BNCC é um documento normativo, e importante para a regulação dos currículos escolares, que assume uma visão plural, singular e integral da criança e do adolescente nos aspectos biopsicossociais e afetivos.

 

 

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