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As escolas farão ensino híbrido? Confira o texto da nova colunista do Portal Vale Notícias

A psicopedagoga Patrícia Nóbrega fala sobre o possível ensino híbrido

Patrícia Nóbrega

Patrícia NóbregaFoco na aprendizagem, falando de Educação, Ensino e Aprendizagem.

31/07/2020 09h12Atualizado há 2 semanas
Por: Ronaldo Magella
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VOCÊ SABE O QUE É ENSINO HÍBRIDO?

 

Desde o início da pandemia do Covid-19 a Educação Nacional vive momentos de incertezas. No entanto, Estados e Municípios buscam soluções conjuntamente para garantir que crianças e adolescentes tenham, no mínimo, o acesso remoto ao ensino escolar.

As Escolas buscam se adequar às novas metodologias de ensino através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para que o acesso à Educação Básica obrigatório dos 4 aos 17 anos, o qual está descrito no Art. 208 da Constituição Federal, seja garantido com isonomia.

 Porém, o diálogo atual seria o retorno das aulas presenciais por meio de uma estratégia denominada “Ensino Híbrido”, mas o que seria isto, você sabe?

Teoricamente, Ensino Híbrido é a associação de atividades presenciais com as não presenciais, ou seja, para se evitar aglomerações e riscos à saúde, os alunos fariam um rodízio nos dois tipos de atividades.

Com base nisso, o professor irá utilizar metodologias ativas para explorar as habilidades desenvolvidas: nas interações das aulas presenciais e nos recursos digitais empregados no ensino remoto, bem como, irá atuar como um mediador que prioriza o protagonismo dos alunos e instiga a construção de uma aprendizagem significativa.

Thaís Paiva com o auxílio de Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional e autora do livro “Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação”, elaborou um teste que ajudará você a aferir os seus conhecimentos em relação ao Ensino Híbrido, vamos lá? Teste os seus conhecimentos e aprenda mais um pouquinho sobre este novo método de ensino clicando no link abaixo:

https://forms.gle/U81PkUBdoeQopDmL7

 

Patrícia Nóbrega

Pós-graduada em: Neuropsicopedagogia (ALPHA, 2020), Psicopedagogia (FIP, 2018), Gestão e Organização da EScola (UNOPAR, 2017). Graduada em Pedagogia (FIP, 2016). Técnica em Segurança do trabalho (ITEC, 2012). Atuo como Técnica Pedagógica na Secretaria Municipal de Equador - RN coordenando: o Programa Mais Alfabetização - PMALFA, o Programa de Alfabetização e Letramento - PROALE, bem como, a Escola do Campo (Unidade Escolar Padre José de Anchieta) e prestando assistência as Professoras e as Coordenadoras Pedagógicas da Educação Especial e da Educação Infantil. Atuo também como Apoio Pedagógico na Escola Estadual Manoel Patrício de Figueirêdo (Ensino Fundamental) e já atuei como Apoio Pedagógico na Escola Estadual Professor Leomar Batista de Araújo (Ensino Médio) - 10º DIREC/ SEEC - RN. Atualmente sou Tutora Presencial do Centro Universitário INTA (EAD) (Santa Luzia - PB). Já atuei como Professora Visitante na Faculdade Três Marias em (Tabira - PE, São José do Sabugi - PB e Equador - RN) e como Professora Visitante, Orientadora de TCC (Graduação e Pós-graduação) e de Estágio no Insituto Superior de Educação São Judas Tadeu (Tabira - PE, Tuparetama - PE, São José do Sabugi - PB, Santa Luzia - PB e Equador - RN). Além das experiências citadas tive anteriormente outras que só enriqueceram ainda mais o meu conhecimento e a minha prática profissional. (Texto informado pelo autor)

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