ONDA NET
Santa Luzia

Decretos municipais disciplinam medidas do plano ‘Novo Normal Paraíba’ em Santa Luzia

O prefeito de Santa Luzia assinou o decreto municipal nº 26/2020, na última terça-feira (16)

22/06/2020 11h08
Por: Ronaldo Magella
Fonte: ASCOM
251

O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo – Zezé – assinou o decreto municipal nº 26/2020, na última terça-feira (16), que estabelece medidas temporárias e emergenciais de prevenção e combate ao contágio do novo coronavírus. De acordo com o documento, o município adere as determinações do plano ‘Novo Normal Paraíba’, lançado pelo Governo do Estado, por meio do Decreto Estadual nº 40.304/2020, que estabelece a matriz de orientação para a retomada gradual das atividades em todo o Estado, pelo meio de sistema de ‘bandeiras’.

 

De acordo com o plano, Santa Luzia está entre os 37% municípios classificados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com a bandeira de cor amarela, ou seja, sinaliza que as ações e medidas adotadas pelo governo municipal contra a Covid-19 estão sendo bem feitas.

 

A bandeira amarela apresenta restrição ao funcionamento de atividades com aglomeração de pessoas, que representam maior risco para o controle da pandemia, e permite a abertura controlada de segmentos econômicos.

 

De acordo com o texto do Decreto Estadual nº 40.304/2020, que dá fundamento ao plano ‘Novo Normal Paraíba’, algumas atividades poderão funcionar, desde que observados os protocolos específicos de cada setor, como o uso obrigatório de máscaras, a disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes, e, observando todas as normas de distanciamento social distância mínima entre pessoas de 1,5 metro.

 

PRAZOS E OUTRAS DETERMINAÇÕES

O prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo – Zezé também assinou, na última quarta-feira (17), o Decreto nº 27/2020, que prorroga os efeitos do decreto 22/2020, que dispõe de medidas temporárias ou emergenciais de prevenção de contágio pela covid-19 (novo coronavírus), no município. O prazo que se encerrou no dia 18 (quinta-feira), agora será indefinido, em conformidade com as regras definidas quinzenalmente pelo Governo do Estado, por meio do plano ‘Novo Normal Paraíba’,  estabelecido na Paraíba.

 

Portanto, de acordo com o decreto, continuam suspensas:

 

I - Em caráter Excepcional, permanecem suspensas as aulas presenciais regulares da rede pública municipal e das escolas particulares no âmbito do Município de Santa Luzia/PB, 

 

II – Permanecem suspensos até ulterior deliberação, os eventos de qualquer natureza com aglomeração de pessoas no âmbito do Município de Santa Luzia/PB.

 

III – Permanecem suspensas até ulterior deliberação as atividades dos grupos de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, SCFV (Crianças, Adolescentes, Idosos e Gestantes), no âmbito do Município de Santa Luzia/PB. 

 

IV -  Em caráter Excepcional, permanece suspensa até ulterior deliberação a FEIRA LIVRE, no âmbito do Município de Santa Luzia/PB. 

 

Art. 2º - Fica determinado o distanciamento mínimo entre pessoas de 1,5 metros em qualquer situação, em especial em filas.  

 

- Conheça as diretrizes do Plano ‘Novo Normal Paraíba’

- Decreto Estadual 40.304 de 12 de junho de 2020

- Nota Técnica da SES

 

- Classificação dos municípios por Bandeira

FOGOS E FOGUEIRAS JUNINAS

Também continua em vigor os efeitos do Decreto Municipal nº 24/2020, que estabelece a proibição da concessão de alvarás e autorizações para a comercialização, bem como sobre o uso de fogos de artificio, durante o período que durar a pandemia do novo coronavírus.

 

A medida também restringe o acendimento de fogueiras típicas das festividades juninas de São João, Santo Antônio e São Pedro, em espaços públicos e privados, no interior do município.    

 

De acordo com decreto, é considerado pela gestão municipal as recomendações sanitárias para evitar a aglomerações de pessoas típicas do período junino, quebra do isolamento social, bem como a proliferação de doenças respiratórias causadas pela fumaça das fogueiras, nesse momento de pandemia da Covid-19.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.