ONDA NET
Divergências

Saúde divulga 1.382 novas mortes; site depois informa 525 em 24h

Até o momento, não há esclarecimento sobre a divergência dos números

08/06/2020 07h10
Por: Sidney Silva
Fonte: CNN Brasil
128
 

Uma diferença na contabilidade dos dados do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil chamou a atenção neste domingo (7). Por volta das 21h, o Ministério da Saúde divulgou um balanço com 1.382 novas mortes e 12.581 casos.

Mais tarde, no site do próprio Ministério, no painel que a companha a evolução da doença, constavam outros números: 525 mortes em 24 horas e 18.912 casos a mais. 

Até o momento, não há esclarecimento sobre a divergência dos números - se houve uma revisão ou se cada dado representa um recorte diferente.

Pelos números iniciais divulgados pelo Ministério, o Brasil somaria 37.312 mortes e 685.427 casos. Pelos números que constam no site no fim da noite, o total de óbitos seria de 36.455, e a quantidade de casos estaria em 691.758.

O governo federal voltou a divulgar a soma total dos casos depois de os estados decidirem criar uma ferramenta para disponibilizar os números antes do Ministério da Saúde.

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) criou a plataforma Painel Conass, que será atualizada diariamente até as 17 horas - os dados inicias desta plataforma divergiram do número informado pelo Ministério da Saúde.

Sobre as constantes mudanças na forma de divulgar os dados, o Ministério da Saúde informou em nota que está realizando "adequações para proporcionar uma informação sobre o cenário atual com uma abordagem técnica, porém mais simples e de fácil entendimento e acesso à população."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.