Um suposto caso de racismo foi registrado na última quinta-feira (26), durante a partida entre Sousa e Sabugy, válida pelo Campeonato Paraibano Sub-20. O jogo aconteceu no Estádio Marizão, em Sousa, e terminou com vitória do time sousense por 6 a 0.
O episódio foi relatado em súmula pelo árbitro Harisom Herbeth Cabral. De acordo com o documento oficial, aos 45 minutos do primeiro tempo houve um princípio de tumulto após o jogador Davi Samuel, camisa 5 do Sabugy, informar ao assistente 1, Thales Gabriel, que o atleta João Vitor, camisa 2 do mesmo time, havia sido alvo de insultos racistas vindos da torcida adversária.
Segundo o relato, o termo ofensivo “macaco” teria sido ouvido pelo árbitro assistente, o que motivou a interrupção momentânea da partida. Em seguida, a Polícia Militar foi acionada para retirar os torcedores envolvidos. Capitães das duas equipes foram comunicados sobre o ocorrido, e a partida foi reiniciada após os procedimentos de segurança.
O presidente do Sabugy, Malaquias Filho, lamentou o triste episódio. “Lemento mais uma vez acontecer isso no futebol. Isso aqui é entretenimento e não há motivos para ódio. O torcedor foi identificado e expulso do estádio, mas, na verdade, era para ter sido levado à delegacia”, disse Malaquias.
Mín. 21° Máx. 30°