Começa a valer a partir de hoje (16), a operação em todo o país do Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que permitirá o pagamento programado de contas recorrentes, como energia elétrica, água, telefone, mensalidades escolares, planos de saúde e serviços de streaming.
A modalidade, desenvolvida pelo Banco Central, oferece praticidade ao usuário ao permitir que os valores sejam debitados automaticamente da conta na data definida, sem necessidade de autorizações mensais. Segundo o BC, a ferramenta representa vantagens tanto para quem paga quanto para quem recebe: não há custo para o pagador, e o recebedor pode economizar com envio de boletos e sistemas de cobrança.
Diferenças – Ao contrário do Pix tradicional, o Pix Automático exige uma autorização prévia do pagador, que pode ser feita por QR Code ou por Pix Copia e Cola, a partir de solicitação enviada pelo recebedor. Essa autorização pode ser cancelada a qualquer momento, e o pagador ainda pode definir um valor máximo para cada débito, evitando surpresas com cobranças acima do previsto.
O Banco Central destaca que o Pix Automático não consome o limite disponível para outras transações Pix e poderá beneficiar especialmente quem não utiliza cartões ou boletos bancários. Com a automatização, o risco de inadimplência também diminui, já que os pagamentos são realizados na data correta de forma automática.
Mín. 21° Máx. 30°