A vereadora Márcia Lima apresentou uma solicitação à Secretaria de Saúde do Estado para a disponibilização de soro antiofídico no Hospital Sinhá Carneiro, localizado em Santa Luzia, Paraíba. O pedido se deu durante a sessão da Câmara Municipal de Várzea, na última segunda-feira (9).
A parlamentar destacou a importância de garantir um estoque desse antídoto, que seria essencial para agilizar o atendimento de pacientes vítimas de picadas de cobra, reduzindo, assim, os riscos de efeitos graves ou até mesmo morte por envenenamento.
Marcia Lima enfatizou que o Hospital Sinhá Carneiro não apenas atende à população de Santa Luzia, mas também serve como referência para cidades vizinhas, como São Mamede, São José e Junco, além de outras localidades que, embora não façam parte do Vale do Sabugi, são reguladas pela regulação estadual. "Quanto mais rápido o atendimento nesses casos, maior a chance de salvar vidas", afirmou a vereadora.
A justificativa da solicitação se deu em função dos recentes incidentes graves por picadas de cobra na região, que aumentaram a preocupação com a adequação dos serviços de saúde. A necessidade da disponibilização do soro antiofídico foi ainda mais ressaltada pela triste notícia do falecimento de um paciente de Santa Luzia, ocorrido no último dia 10 de maio, em Patos, devido a complicações relacionadas a uma picada de cobra, além de outra vítima, uma criança da cidade de Equador - RN
Diante desse cenário, a vereadora reforça a urgência da aprovação do pedido, visando garantir a segurança e a saúde da população assistida pelo hospital.
O requerimento foi subescrito pelos vereadores: Carlos Henrique, Vagner Sousa e Júnior de Maze
Mín. 22° Máx. 33°