O presidente da Câmara Municipal de Equador/RN, vereador Pedro Miguel, utilizou suas redes sociais nesta semana para denunciar um caso de abandono de animais às margens da rodovia estadual que dá acesso ao município. De acordo com o parlamentar, quatro gatos foram deixados no local, em situação de total vulnerabilidade.
Segundo o relato, apenas um dos animais pôde ser resgatado. Outro acabou sendo atropelado e morreu na via asfaltada. Outros dois desapareceram em meio à caatinga. Em tom de indignação, o vereador destacou que o abandono de animais é crime previsto em lei e pode ser punido com multa e reclusão.
Pedro Miguel também fez questão de lembrar que o município conta com a APAEQ (Associação dos Protetores de Animais de Equador/RN), uma entidade que presta assistência a cães e gatos abandonados, oferecendo abrigo, alimentação e cuidados até que os animais sejam adotados.
“Antes de cometerem um crime desse, entrem em contato com a APAEQ. Lá, os animais serão acolhidos e receberão cuidados especiais até ganharem um novo lar. Não abandonem seus animais, pois quem faz isso paga com a mesma moeda”, declarou o vereador.
A denúncia reacende o debate sobre a responsabilidade da população em relação aos animais domésticos e a importância do trabalho das ONGs de proteção animal. Casos como este reforçam a necessidade de mais conscientização e apoio às entidades que atuam na causa.
Mín. 22° Máx. 33°