A Prefeitura de Santa Luzia publicou um decreto, na última quarta-feira, dia 28, declarando como de utilidade pública e interesse social o terreno atualmente ocupado pela sociedade Yayu Clube, localizado no Bairro Antônio Bento. O imóvel, que se encontra registrado sob o Cadastro Imobiliário nº 04.029.0030.00001, será desapropriado conforme os termos do documento oficial.
Segundo o decreto, a decisão foi tomada com base na necessidade pública e no entendimento de que a área não vem sendo utilizada da forma devida, uma vez que não existe nenhuma doação da referida área, e que, inclusive, está obstruindo o trecho normal da Rua Florentino de Souza.
A Comissão de Avaliação estabeleceu o valor venal do terreno em R$ 124.445,90 (cento e vinte e quatro mil, quatrocentos e quarenta e cinco reais e noventa centavos), conforme apuração baseada no Cadastro Imobiliário.
O decreto ainda reforça que a desapropriação será feita em conformidade com os dispositivos da Constituição Federal. O objetivo da ação, de acordo com o município, é garantir a retomada do espaço para atendimento a demandas esportivas, culturais e sociais prioritárias, com parcerias, também, com a área educacional.
Reação da Diretoria do Yayu Clube
Após tomar conhecimento do Decreto de Desapropriação, a Diretoria do Yayu Clube se manifestou por meio das redes sociais da Associação, e considerou a atitude do poder público como "surpresa audaciosa", publicando imagens do conteúdo descrito no documento.
O perfil da conta do Yayu no Instagram ainda comentou, na mesma postagem, que os associados do clube irão se reunir com a diretoria para chegarem a uma decisão final em consenso, pois consideram que o valor de pouco mais de 124 mil reais é muito abaixo do que realmente vale o espaço em questão.
Mín. 22° Máx. 33°