Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) poderão conseguir atendimento presencial em 4,7 mil agências dos Correios a partir da próxima sexta-feira, 30, para saber se foram vítimas de fraude. A parceria foi anunciada pelo órgão e pelo Ministério da Previdência Social na quinta-feira, 21.
Nem todas as agências dos Correios estarão inclusas na parceria. Segundo o Ministério da Previdência Social, a lista das 4.730 agências dos Correios que prestarão esse atendimento estará disponível a partir dos próximos dias no site oficial dos Correios, no aplicativo Meu INSS e também pela central 135.
A medida busca facilitar o atendimento de quem mora em áreas sem acesso à tecnologia ou à internet. A parceria com o Correios ocorre pois a empresa de entregas possui uma grande capilaridade, com mais de 4,7 mil unidades no país. O INSS tem apenas 1.570 agências que, em geral, estão concentradas em grandes centros urbanos.
Quem tiver acesso a internet ou telefone, pode também fazer o atendimento pelo MEU INSS e pelo 135, evitando filas e colaborando para que o atendimento presencial fique menos lotado.
O governo estima que 2 milhões de pessoas preferem ou precisam do atendimento presencial.
Como vai funcionar o atendimento nos Correios:
Quem suspeita que pode ser vítima da fraude do INSS e não consegue atendimento por telefone ou internet poderá se dirigir a uma agência dos Correios a partir do dia 30 de maio.
O atendimento nos Correios inicia no dia 30 de maio e não tem data definida para encerrar. Assim, o ministro da Previdência Social fez um apelo durante o anúncio para que não haja “correria” para as agências logo após o início do prazo. “Vamos fazer as coisas com calma”, disse Wolney Queiroz.
1. Confira se a agência próxima de você oferecerá o atendimento. Para isto, acesse o site dos Correios neste link, confira a lista no aplicativo Meu INSS (disponível para download nos sitemas Android e iOS) ou pergunte através do telefone 135.
2. Dirija-se a agência e leve um documento de indetificação com foto.
3. O atendente dos Correios irá informar se houve o desconto e para qual associação ele foi direcionado.
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