O prefeito de São José do Sabugi, Emanuel Domiciano, confirmou à redação do Portal Sertão em Destaque que a edição deste ano do tradicional São Pedro do município, a 52ª, já tem data marcada: 11, 12 e 13 de julho.
As datas coincidem com a realização do também tradicional João Pedro de Várzea, que ocorrerá no mesmo final de semana. Questionado sobre a coincidência, o prefeito Emanuel informou que houve diálogo com a gestão de Várzea, mas, segundo ele, não foi possível alterar o calendário em nenhuma das duas cidades.
“Ambas as prefeituras já haviam fechado parte da grade de atrações desde fevereiro, o que torna inviável qualquer mudança neste momento”, explicou o prefeito.
Além do São Pedro de São José do Sabugi, o calendário regional de festas juninas está movimentado. Nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho, será realizado o São João de Santa Luzia, um dos maiores da região. Já nos dias 4, 5 e 6 de julho, acontece o tradicional São Pedro de São Mamede.
A grande procura pelas atrações musicais tem feito os prefeitos anteciparem cada vez mais a organização dos festejos. “Se deixar para fechar com as atrações mais próximo das datas, acaba ficando sem muitas opções ou com valores elevados”, afirmou um organizador local.
Outro fator que pesa é a alta demanda do estado da Bahia, que possui dezenas de cidades que também realizam festas juninas de grande porte, o que acaba aquecendo o mercado e reduzindo a disponibilidade de artistas e bandas, principalmente no período de maior procura.
Com essa movimentação intensa, o mês de junho e início de julho prometem fortalecer o calendário cultural do Sertão paraibano, movimentando a economia local, o turismo e mantendo viva a tradição nordestina.
Mín. 22° Máx. 35°