A Paraíba inicia, neste mês, a pré-estação das chuvas. As condições afetam especialmente as regiões do Alto Sertão, Sertão, Cariri e Zona da Mata.
A Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) alertou, nesta segunda-feira (6), para fortes pancadas de chuva no Sertão e Alto Sertão da Paraíba nas próximas 48 horas.
De acordo com Carmen Becker, meteorologista, o tipo de chuva característico para as regiões do semiárido e do Sertão tende a ser forte e concentrada em curtos períodos de tempo, o que pode gerar riscos como alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas vulneráveis.
“Embora o volume de chuva possa variar de ano para ano, é sempre necessário que a Defesa Civil mantenha sua organização para lidar com eventuais emergências. Quando há previsão de chuvas fortes, a Aesa emite alertas meteorológicos, informando a Defesa Civil para que esta tome as medidas necessárias, de acordo com as características e vulnerabilidades da região”, finalizou.
A chegada da pré-estação de chuvas pode ser registrada a partir de nuvens carregadas que vem do estado do Ceará em direção ao Sertão da Paraíba.
Mín. 23° Máx. 33°