Familiares do saudoso padre holandês, Jerônimo Lauwen, estão em Santa Luzia para vivenciarem a programação dos 50 anos do falecimento do sacerdote, como também a edição 2024 da Festa da Excelsa Padroeira.
Anfitrião, o padre Erivaldo Alves, da Paróquia de Santa Luzia, esteve presente no momento de recepção aos europeus, e, na oportunidade, revelou uma grande notícia para eles e toda a comunidade católica. Trata-se do início do processo de busca pela santificação do padre Jerônimo.
Há décadas, a comunidade da região reza pela memória e atribui graças à Jerônimo Lauwen. A partir daí, a Paróquia de Santa Luzia e a Diocese de Patos viram a necessidade da apuração dos fatos, levantamento da vida de Jerônimo e observação de episódios de possíveis graças narrados pelas pessoas.
História e legado
Vindo da cidade holandesa de Hoeven, o padre da Congregação dos Lazaristas, Johannes Cornelis Lauwen, que adotou o nome de Padre Jerônimo, passou pelas cidades de Fortaleza, Caicó, Mossoró, São João do Sabugi e Fagundes, até chegar ao município de Santa Luzia no dia 14 de maio de 1961. Se instalando na paróquia, logo conquistou a simpatia dos católicos pelo seu modo simples de ser, sua facilidade de integração ao povo e sua participação na vida da cidade.
Em 1970, para suprir a necessidade de um professor de inglês, aceita assumir a disciplina na Escola Estadual que, anos mais tarde, viria a ter seu nome. Também foi professor de matemática em outra escola da cidade. São muitos os relatos de ocasiões em que o padre dispunha os bens materiais da paróquia ao serviço dos necessitados. Conselheiro, amigo e de espiritualidade muito intensa, também favoreceu o afloramento de uma religiosidade muito viva no povo de Santa Luzia. Além disso, são muitos os relatos de pessoas que batizaram seus filhos com o nome de Jerônimo.
Na noite de 31 de dezembro de 1974, os fiéis, na Igreja Matriz de Santa Luzia, estranhavam a demora do padre em chegar de Várzea para celebrar a Missa de Réveillon. Pouco tempo depois viria a triste notícia que, ao retornar da celebração em Várzea, o automóvel jipe em que viajava capotou na rodovia causando sua morte. Em meio a total comoção do povo católico santaluziense, o corpo do padre Jerônimo Lauwen foi sepultado na Igreja Matriz.
Mín. 23° Máx. 33°