A cúpula do União Brasil decidiu apoiar o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara.
A decisão foi tomada por caciques do partido na terça-feira (29/10) e ratificada em reunião do grupo com o próprio Motta na manhã desta quarta-feira (30/10), em Brasília.
Após a decisão, a cúpula do União Brasil tenta convencer o deputado Elmar Nascimento, que é do partido e se apresentava como candidato à sucessão de Lira, a desistir.
Segundo apurou a coluna, os caciques do União Brasil informaram a decisão de apoiar Motta durante um almoço com Elmar nesta quarta. O deputado baiano resiste a desistir.
A intenção do União Brasil é anunciar oficialmente o apoio a Hugo Motta após o PT de Lula confirmar o apoio ao deputado paraibano, que é o candidato apoiado por Lira.
Segundo apurou a coluna, pesou na decisão do União de rifar Elmar o amplo apoio angariado por Motta na últimas horas entre os partidos com representação na Câmara.
Já anunciaram ou sinalizaram apoio a Motta, que é apoiado por Lira, partidos como PP, Podemos e PL de Jair Bolsonaro. A expectativa é de que o MDB e o PT de Lula também anunciem.
Igor Gadelha
Mín. 22° Máx. 36°