No ano de 2002, mais precisamente em 17 de novembro, aconteceu, em Santa Luzia, uma eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Este pleito foi provocado pelo fato, bárbaro, do assassinato do então prefeito do município, Itó Morais, ocorrido no dia 26 de maio do mesmo ano.
Rodrigo Morais, sobrinho de Itó, ex-vice-prefeito (2005 à 2008) e também ex-prefeito do município (16 de dezembro de 2008 à 31 de dezembro de 2008), ao consultar o histórico de eleições no site do TRE-PB, percebeu que não consta nos arquivos digitais as informações e dados sobre a eleição municipal de 2002 em Santa Luzia.
Assim, buscando obter êxito em sua consulta, Rodrigo enviou e-mail ao Cartório Eleitoral da 26° Zona, solicitando a atualização do banco de dados com o objetivo claro de que os números do pleito de 2002 fossem publicados no site do TRE-PB. Porém, em resposta, o chefe do Cartório Eleitoral, Adriano Wagner Matias Ribeiro, informou que, após consultas realizadas, não há menções sobre o resultado da tal eleição suplementar ocorrida em 2002.
Foram localizadas apenas informações sobre os registros das candidaturas e coligações. O registro 001/2002, Coligação Muda Santa Luzia (PT/PMDB), tendo como candidato à prefeito Bivar de Sousa Duda e à vice-prefeito Valdeci Salustio Pereira, e o registro 002/2002, Coligação A Luta Continua (PFL/PSDB), tendo como candidata à prefeita Dilma Morais Negromonte e à vice-prefeito Francisco Seráfico Ferraz da Nóbrega, havendo sido registrado no citado processo a renúncia da candidata à prefeita e, consequente, a sua substituição pelo candidato José Ademir Pereira de Morais.
Não foram localizadas, nos registros da 26° Zona, a Ata da Junta Eleitoral e/ou a Ata Geral das Eleições, nem tampouco a Ata de Diplomação dos Eleitos no âmbito do Cartório Eleitoral de Santa Luzia, como também não há qualquer menção sobre o resultado da eleição em questão.
Diante da resposta do chefe do Cartório Eleitoral, Rodrigo Morais lamentou o fato e disse que é uma parte da história política de Santa Luzia que está sendo apagada dos registros. O Cartório Eleitoral ainda se comprometeu em inserir os dados no site do TRE, desde que as informações que venham a ser obtidas sejam de uma fonte fidedigna.
Mín. 22° Máx. 36°