O município de São Mamede, Paraíba, registrou, nessa quarta-feira da Semana da Pátria, dia 4 de agosto, mais inaugurações em bairros da cidade, com a entrega do CEO – Centro de Especialidades em Odontologia, no Misael Oliveira, e de três equipamentos no Alonso Alves, a saber, praça, quadra poliesportiva e quadra de areia. A cidade segue "um canteiro de obras, e cotinuará assim nas próximas gestões", disse o prefeito Dr. Jefferson durante solenidade.
O CEO recebeu o nome de Valmi Medeiros, que era conhecido na comunidade por Valmi da farmácia, um empreendimento próprio em que atuou por mais de 30 anos e que, até os dias atuais, segue funcionando sob o comando de sua filha primogênita, Maria do Socorro Brasil de Medeiros.
Para muitos sãomamedenses, ele “curou as dores”, em uma época de poucos recursos na saúde municipal. Casado com Francisca Brasil (in memoriam), os três filhos do casal, Walfrânio, Ana Cláudia e Maria do Socorro, estavam presentes na solenidade.
Ainda no CEO, uma homenagem a Francisca Mendes (Tica Fortunato, ou Tica do sindicato, como ficou conhecida), que dá nome à Sala de Cirurgia. De saudosa memória, Tica trabalhou por quase 30 anos no então Sindicato Patronal, hoje, Sindicato dos Produtores Rurais de São Mamede.
Tica foi casada com Severino Fortunato, fruto dessa união, nasceram sete filhos: Maria da Conceição, Pio X, Hugo, Sebastião, Rita de Cássia, Maria Aparecida e Francisco. Plínio Mendes, filho de Rita de Cássia, representou a família na cerimonia.
No Alonso Alves, a Quadra Poliesportiva recebeu o nome de José Elias Júnior, que era mais conhecido por Bariri. Representou a família sua companheira, a viúva Francisca Gonçalves (Chica Cabeleleira).
Já a Praça ganhou o nome de José Inácio Simão, ou Zé Simão. A sua família estava presente, a mulher Dona Terezinha e os filhos Pepeta, Ana, Fatinha e Francisco.
E a Quadra de Areia homenageou Heleno Lopes de Oliveira, mais conhecido por Heleno de Zezé. Seus filhos Helinho, Elessandro, Cláudia, Patrícia e Helimar prestigiaram o evento.
Heleno de Zezé trabalhou como comerciante e, depois, foi funcionário da prefeitura, lotado no cargo de motorista da ambulância.