Três cidades da Paraíba apresentaram, nos últimos dias, uma umidade comparada ao deserto do Saara, no Egito. O levantamento foi feito pelo G1, portal de notícias da Globo, os dados foram divulgados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e as cidades enumeradas são:
Sousa, com umidade relativa do ar de 16%;
Patos, com umidade de 20%;
Itaporanga, com umidade do ar em 18%;
Ambos os municípios ficam no Sertão paraibano. A região tem várias cidades sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) de baixa umidade relativa ar variando entre 30% e 20%.
O calor se somou à seca, a maior e mais extensa já enfrentada pelo país, com cidades sem chuva há mais de cem dias. A falta de chuva e a alta temperatura faz com que a umidade, literalmente, evapore, chegando a níveis desérticos.
O Brasil vive a maior e mais intensa seca de sua história recente. Todos os estados, com exceção do Rio Grande do Sul, estão passando pelo pior período seco já visto. Segundo os dados do Cemaden, em dez estados além do Distrito Federal não chove há mais de cem dias.
As recomendações do órgão é que as pessoas que moram nessa região bebam bastante líquido, evitem desgastes físicos nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes.
MaisPB
Mín. 21° Máx. 35°