A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, dia 09 de agosto, trouxe uma mudança inesperada na direção do Presídio Procurador Romero Nóbrega, em Patos, sertão da Paraíba. O até então diretor da unidade, Charles Martins, foi exonerado do cargo após mais de três anos à frente da administração do presídio. Na mesma publicação, o governador João Azevêdo nomeou Wescley de Lira Mota como novo diretor da penitenciária.
Charles Martins informou a imprensa que até a publicação do ato no Diário Oficial, não estava sabendo das mudanças e que somente após isso foi informado de que se tratava de uma decisão administrativa.
Em três anos como diretor da unidade prisional, Charles Martins se destacou com a implantação de projetos de ressocialização. Em Relatório circunstanciado da gestão administrativa ANO 2023/2024, foram listadas algumas ações realizadas na penitenciária, como:
Ordem e disciplina: o presídio não registrou motins, princípio de rebelião e outros casos que quebram a normalidade do serviço nos últimos três anos.
Projetos de ressocialização: os apenados participam de projetos de cuidado e plantio de hortas, roçado com feijão, árvores frutíferas e experimentos com sucesso na produção de alimentos saudáveis que são utilizados no dia a dia da unidade prisional.
Educação: o presídio é referência em todo o estado da Paraíba e tem o envolvimento direto de quase 60% dos apenados matriculados no ensino fundamental, médio e também superior. As salas de aulas foram melhoradas e ganharam infraestrutura para oferecer mais dignidade para reeducandos e profissionais da educação.
Acolhida às famílias: a direção proporcionou acolhida aos visitantes, respeito e mudou a forma de tratamento daqueles que vão até o presídio para ter contato semanal com aqueles que estão privados de liberdade.
Parcerias: com o Poder Judiciário, instituições públicas e privadas, além de entidades filantrópicas, a direção proporcionou projetos que melhoraram vários setores do presídio, tais como pintura, limpeza de áreas, tecnologia, melhoramento de ambientes, criação de biblioteca, salas de informática, aquisição de equipamentos, dentre outros.
Esporte: a direção idealizou e concretizou a Copa de Futebol de Salão Carreiro e Presídio Procurador Romero Nóbrega, proporcionando futebol de salão entre times formados pelos próprios apenados com partidas realizadas na quadra da unidade prisional.
A exoneração de Charles Martins e a nomeação de Wescley de Lira Mota para a direção do Presídio Procurador Romero Nóbrega geraram surpresa e especulações sobre os motivos da mudança.
Mín. ° Máx. °