art viva2
ONDA NET
art viva 1
Água para a Paraíba

Maranhão se reúne com ministro e discute sobre água para a PB

Segundo ele, a demanda atual de abastecimento no Sertão só poderá ser atendida com a construção do Canal de Piancó,

05/02/2020 18h08
Por: Sidney Silva
Fonte: Portal Correio
127

O senador José Maranhão (MDB) teve uma reunião nessa segunda-feira (3) com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para garantir a aplicação dos recursos destinados à construção do Canal de Piancó. Acompanhado do coordenador do DNOCS/PB, engenheiro Alberto Gomes, José Maranhão destacou a importância do Canal para o abastecimento de água no Sertão paraibano.

O senador lembrou que durante os anos à frente do governo da Paraíba, construiu a adutora de 285 quilômetros que permitiu que as águas do Açude Coremas/Mãe D´Agua chegassem a 35 municípios da região mais seca do estado: de Patos a Espinharas e Santa Luzia, entre outras localidades.

Segundo ele, a demanda atual de abastecimento no Sertão só poderá ser atendida com a construção do Canal de Piancó, também conhecido como o Terceiro Eixo da Transposição do São Francisco.

“Não é um projeto eleitoreiro, mas estruturante. O Canal vai perenizar o Rio Piancó, dar segurança hídrica ao maior Açude do estado, o Coremas/Mãe D´Água, abastecer o Açude de Condado em Conceição, atendendo 1/3 da população da Paraíba”, ressaltou José Maranhão durante reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional. O coordenador do DNOCS Alberto Gomes salientou que, depois da Transposição, o Canal de Piancó é a obra mais importante da Paraíba, pois vai beneficiar mais de um milhão de pessoas, garantindo o desenvolvimento social, econômico e turístico da região.

Há dois anos, o senador tem destinado boa parcela da cota de emendas a que tem direito no Orçamento da União para execução do Canal de Piancó – obra que considera fundamental para a segurança hídrica do estado. José Maranhão ainda cobrou a liberação de recursos já previstos para melhoria de infraestrutura hídrica a ser executada pelo DNOCS/PB. O ministro Gustavo Canuto disse estar empenhado para liberação de toda a previsão orçamentária destinada à realização das obras. Também participou do encontro, Antônio Sousa, do MDB paraibano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.