ONDA NET
Dica da semana

A importância de uma lancheira saudável na escola

Diversificar a forma de apresentação dos alimentos é outro ponto que merece destaque

Kelly Valentim

Kelly ValentimSabores, cuidados e tons: dicas sobre receitas, saúde e beleza

04/02/2020 22h04Atualizado há 6 meses
Por: Ronaldo Magella
699

Com o fim das férias e o início do ano letivo volta a rotina de montar a lancheira dos filhos. A correria do dia a dia acaba levando os pais a optarem por alimentos práticos, dessa forma, recorrendo a alimentos prontos ou processados na hora de montar a lancheira das crianças. É aí que reside o desafio de manter um padrão saudável.

Evitar o radicalismo no momento de riscar produtos industrializados de uma hora para outra da rotina dos filhos contribui para sua nova adaptação. “Nada precisa ser proibido, exceto o excesso. Para as crianças que já consomem guloseimas, é possível estabelecer metas. Além disso, na hora de negar um produto por exemplo, é importante explicar que esse alimento não deve ser consumido em excesso porque é prejudicial à saúde. Esse cuidado é fundamental, pois as crianças estão formando os hábitos alimentares.

Para dar início a nova fase tem que ter planejamento. Organize no final de semana o que será o lanche para evitar atrasos. Converse com a criança, pergunte suas preferências. Uma dica muito importante é evitar repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente. 

Diversificar a forma de apresentação dos alimentos é outro ponto que merece destaque. Frutas com cortes diferentes, biscoitos caseiros em formatos lúdicos, sanduíches enrolados são exemplos de como tornar a lancheira divertida, sem monotonias e com isso aumentando a aceitação dos alimentos. 

Crie o hábito de observar como retorna a lancheira da criança. Se volta comida ou vazia. Vale também conversar com o professor, saber se tem comida que vai para a lixeira ou se ele realiza troca de lanche com coleguinha. Lembre-se que nesse horário, ele prefere praticidade ao lanchar para aproveitar mais seu intervalo para brincar!

Tudo isso é valido na hora de realizar as adaptações necessárias nas quantidades e qualidades ofertadas. Priorizando um lanche nutritivo para seu desenvolvimento escolar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.